sábado, 30 de julho de 2011

Sensações em Tomar

A cidade de Tomar transformou-se durante os onze dias da Festa dos Tabuleiros. Encheu-se de pessoas vindas de todo o lado. Encheu-se de cores e sons. Encheu-se, sobretudo, de flores.
De quatro em quatro anos, uma das mais antigas práticas culturais e religiosas de Portugal regressa para enfeitar a cidade. Os pormenores das flores feitas de papel são impressionantes. São do mais realista que há. É tão agradável passear por aquelas ruas decoradas, olhar para as janelas de onde uma senhora espreita com um sorriso na cara, orgulhosa do seu trabalho. É verdade que andar por ali chega a ser frustrante: empurrões para um lado, empurrões para o outro e não saímos do mesmo lugar; cafés e restaurantes cheios, não há lugar para estacionar… E fui um dia antes do grande cortejo (onde se chegam a reunir 500 mil pessoas)! Mas compensa pela grandiosidade de tanta beleza.
Tive a oportunidade de assistir ao cortejo parcial dos tabuleiros (onde a única diferença do cortejo principal são as ruas por onde passa) e fiquei orgulhosa da quantidade de jovens que participa, que quer dar continuidade à tradição. Bem-dispostas, as raparigas, ou senhoras, levam à cabeça o dito tabuleiro: um cesto feito enfeitado com 30 pães, flores de papel e, em alguns casos, trigo. Vão vestidas de branco, que simboliza a pureza, e são elas a figura principal. Representando as 16 freguesias do concelho são os pormenores que chamam a atenção: a cor das fitas dos vestidos corresponde à cor das flores que trazem à cabeça e a gravata dos seus pares rapazes também é a mesma. A eles cabe-lhes levar o tabuleiro caso elas não aguentem o peso durante todo o percurso.
Amores-perfeitos, rosas, margaridas, girassóis. Havia espaço para que a imaginação criasse aquilo que lhe apetecesse.
















Até daqui a quatro anos, Tomar.

2 comentários:

  1. Aw, deve ser tão bonito! Realmente Portugal e os seus cantinhos têm sempre muitas histórias para serem contadas :)

    ResponderEliminar
  2. É verdade, às vezes não é preciso ir muito longe para ver coisas tão bonitas :)

    ResponderEliminar